top of page
Image by Scott Graham

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO CIENTÍFICA

ABERTURA DAS SUBMISSÕES

15/01/2024

PRAZO PARA SUBMISSÃO

27/05/2024

PARÁGRAFO PRIMEIRO: TEMA E EIXOS

- Tema geral: Famílias seus temperos, sabores e cores: DIVERSIDADE E INCLUSÃO.  


- Eixos: teórico/epistemológico, prática clínica e psicossocial

  1. Eixo teórico epistemológico – como componente fundamental nas ciências humanas e sociais, se refere à estrutura conceitual e filosófica que orienta a abordagem e a compreensão de uma realidade que está sendo estudada, no nosso caso, a terapia de família.
     

  2. Eixo da prática clínica em terapia de família - envolve estabelecer uma estrutura conceitual e prática que oriente o trabalho terapêutico com famílias. Por exemplo: em um caso clínico com família estabelecer a abordagem teórica, modelo e técnicas que foram utilizadas, como foi avaliada a dinâmica familiar, objetivos terapêuticos, intervenções e avaliação do caso.
     

  3. Eixo da prática psicossocial com famílias - envolve estabelecer uma estrutura conceitual e prática que oriente o trabalho a ser apresentado com famílias em contexto psicossocial, em serviços de: saúde mental; comunitários/sociais; jurídicos e outros.

PARÁGRAFO SEGUNDO: A COMISSÃO CIENTÍFICA COMPETE:

I – Elaborar o programa técnico-científico;
 

II – Elaborar seu Plano de trabalho e orçamento (discutir);


III – Participar na elaboração do projeto, programa e relatório final do 15º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar;


IV - Fornecer à Presidência e Coordenadoras Executivas do 15º CBTF, à diretoria executiva da ABRATEF e ao CDC os nomes dos conferencistas   e demais convidados do 15º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar;


V - Comunicar à Empresa Organizadora a relação de convidados do 15º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar;


VI – Criar equipe de colaboradores e avaliadores, bem como, coordenar a apreciação dos trabalhos inscritos e decidir sobre a aceitação, ou não, dos manuscritos enviados;


VII – Planejar e fazer os contatos necessários com os participantes e autores para garantir a apresentação dos trabalhos;


VIII - Elaborar orientações para o funcionamento de todas as atividades científicas do 15º Congresso Brasileiro de Terapia Familiar; redigir cartas convites aos convidados com esclarecimentos e instruções aos coordenadores das atividades;


IX – Encaminhar os resumos e as cópias dos trabalhos selecionados e aceitos para publicação no caderno de resumos e para possível publicação em revistas, boletins ou site da ABRATEF.


X – Pedir aos convidados texto ou resumo de sua apresentação para o mesmo fim do item anterior (IX);


XI – Convidar profissionais associados titulares representantes das regionais para desenvolverem tarefas na Comissão, tais como indicação de convidados para os diálogos interativos, coordenação das apresentações e auxílios que se fizerem necessários para o bom andamento da preparação e execução das atividades científicas do congresso.


XII - Redigir e assinar juntamente com a Presidência o expediente relativo à Comissão Cientifica

PARÁGRAFO TERCEIRO:  DAS ATIVIDADES CIENTÍFICAS

As atividades com suas respectivas normas para inscrição e/ou indicação, apresentação e funcionamento:

8 CONFERÊNCIAS com 4 SIMULTÂNEAS em cada dia

(6ª feira e sábado/ manhã)

Em que os convidados versarão sobre os temas da Diversidade e inclusão, em diversos contextos, em um dos 3 eixos: teórico-epistemológico; prática clínica; prática psicossocial

Tempo de 1h30.

14 DIÁLOGOS INTERATIVOS

(6ª feira e sábado/ manhã)

Três congressistas convidados dialogarão sobre um tema que reverbere na plateia, com a participação de moderador convidado. Os convidados apresentarão suas ideias em 5 minutos para uma conversação com os demais, incluindo perguntas do moderador e diálogo com a plateia e, posteriormente, serão agrupados por foco temático.

Os temas relevantes a serem considerados para a conversação, deverão ser entregues antecipadamente, com um máximo de 3000 caracteres, na formatação: digitado no programa Microsoft Word for Windows, tipo de letra (fonte) Times New Roman, tamanho da letra em corpo 12.

Tempo de 1h30.

WORKSHOP

Atividade essencialmente vivencial, individual ou de equipe de trabalho, aberta para inscrições dos congressistas,  para um máximo de 50 participantes, cujo objetivo específico será demonstrar um trabalho prático.

Enviar um resumo com até 3000 caracteres, digitalizado no programa Microsoft Word for Windows, tipo de letra (fonte) Times New Roman, tamanho da letra em corpo 12, deverá conter: título e tema da vivência, metodologia, possíveis resultados e/ou considerações e referências teóricas (solicitar recursos de multimídia necessários para a apresentação).

Tempo de 1h30.

WORKSHOP
TEMAS LIVRES

TEMAS LIVRES

Inscrição de trabalhos teóricos e/ou relatos de experiências profissionais. Serão quatro apresentações, com duração máxima de 15 minutos, para cada congressista inscrito e aprovado para esta atividade.

Enviar um resumo digitalizado no programa Microsoft Word for Windows, tipo de letra (fonte) Times New Roman, tamanho da letra em corpo 12, até 3000 caracteres. Deverá conter: tema a ser abordado; resumo; discussão/considerações e referências teóricas.

Tempo de 1h30.

POSTERS

POSTERS

Material gráfico que demonstre o trabalho na área de terapia familiar relacionado ao tema do Congresso.

Por ser uma comunicação visual deve ser elaborado com mensagem objetiva, concisa e sintética, com apelo estético, utilizando recurso de cores, imagens, gráficos, sem poluição visual. O tamanho padrão é de 0.90cm de largura por 1.10cm de altura.

Enviar um resumo digitalizado para avaliação, digitado no programa Microsoft Word for Windows, tipo de letra (fonte) Times New Roman, tamanho da letra em corpo 12, de até 3000 caracteres, com: objetivo, tema, metodologia e referências teóricas.

PESQUISAS

Relato de pesquisas realizadas ou em andamento (nota prévia), por terapeutas de família, sobre estudos referentes a psicoterapia e as múltiplas práticas com família, em diversos contextos.  Serão 3 apresentações, com 20 minutos cada uma.

Enviar para submissão um resumo digitalizado no programa Microsoft Word / Windows, tipo de letra (fonte) Times New Roman, tamanho da letra em corpo 12, até 3000 caracteres. Deverá conter: Título; autor(es); objetivo; procedimentos (delineamento, descrição da população, método); apresentação dos resultados; discussões/considerações; referências teóricas.

Tempo de 1h30.

PESQUISAS
CURSOS

CURSOS

Inscrição de profissional terapeuta de família, associado titular da ABRATEF, para desenvolver temática de sua expertise. Os cursos serão desenvolvidos em 3.00h.

O resumo entregue para submissão, deverá ser digitalizado no programa Microsoft Word / Windows, tipo de letra (fonte) Times New Roman, tamanho da letra em corpo 12, até 3000 caracteres. Com título; autor(es); objetivo; resumo; metodologia, desenvolvimento; considerações e referências teóricas.

MESA REDONDA

Três terapeutas titulares, que se inscrevam para apresentarem suas ideias sobre temas relacionado aos eixos do Congresso.

As mesas redondas organizadas pela comissão científica do congresso terão 1h30 de duração (25 min./cada e 15 min para perguntas).

O resumo digitalizado no programa Microsoft Word for Windows, tipo de letra (fonte) Times New Roman, tamanho da letra em corpo 12, até 3000 caracteres. Deverá conter: tema; breve desenvolvimento das ideias a serem apresentadas, considerações e referências teóricas.

OBS - Serão abertas mesas redondas institucionais definidas pela ABRATEF e seus Parceiros.

MESA REDONDA

OBSERVAÇÃO GERAL:

  1. O idioma oficial do 15º Congresso será o português. Os congressistas e convidados internacionais não contarão com tradutores em suas apresentações. Assim, no caso de textos digitalizados, os slides deverão estar traduzidos para a língua portuguesa.

  2. Todas as salas terão disponíveis aparelho de multimídia.

  3. As salas acima de 100 participantes contarão com sistema de sonorização e microfone.

  4. Todas as atividades terão um coordenador que receberá da comissão científica orientações sobre como proceder em relação ao tempo da atividade e respectivas divisões, mini currículo dos apresentadores e facilitar o debate com a plateia.

  5. As inscrições nas atividades científicas só serão aceitas após a devida inscrição no congresso.

  6. Os posters contarão com espaços para sua apresentação. Sendo que a inscrição nessa modalidade poderá ser realizada mesmo que haja submissão em outra modalidade.

  7. Ficará a cargo da comissão científica a distribuição das atividades científicas nos espaços disponíveis.

OBSERVACAO

PARÁGRAFO QUARTO: DOS PRAZOS

  1. As inscrições de trabalhos deverão ser abertas em 15 de janeiro de 2024

  2. As inscrições de trabalhos deverão ser encerradas em 27 de maio de 2024

PARÁGRAFO QUINTO:  DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  1. Avaliação será realizada pelos membros da comissão científica do Congresso.

  2. Apresentação por inscrição de apenas 1 (um) trabalho como autor(a) principal, independentemente da modalidade apresentada, exceção a dos posters.

  3. Resumos padronizados (descrito na atividade).

PARÁGRAFO SEXTO: DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1 – Modalidades Mesa Redonda; Workshop; Tema Livre; Poster e Curso:

  • Adequação do tema a proposta do congresso e ao tipo de estudo – até 1 ponto

  • Relevância do tema – até 1 ponto

  • Clareza – até 1 ponto

  • Fundamentação teórica – até 1 ponto

  • Formulação dos objetivos – até 1 ponto

  • Coerência da metodologia com os objetivos – até 2 pontos

  • Desenvolvimento do trabalho – até 2 pontos

  • Originalidade do tema – até 1 ponto

2 – Modalidade Pesquisa:

  • Relevância e originalidade do tema    – até 1 ponto

  • Fundamentação teórica – até 2 pontos

  • Objetivo – até 2 pontos

  • Metodologia – até 2 pontos

  • Resultado – até 2 pontos

  • Considerações – até 1 ponto

bottom of page